domingo, 8 de maio de 2011

Teoria Behaviorista


Behaviorismo
O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em um artigo (1913) que apresentava o título "Psicologia como os behavioristas a vêem". O termo inglês behavior significa comportamento, daí se denominar esta tendência teórica de behaviorismo. Mas,também utilizamos outros nomes para designá-la, como comportamentismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento.

Visão Sobre Behaviorismo

Behaviorismo é a corrente da psicologia que defende o emprego de procedimentos estritamente experimentais para estudar o comportamento (conduta), considerando o ambiente como um conjunto de estímulos.

Começo do século XX, John B. Watson propôs estudar a psicologia empregando somente procedimentos objetivos para estabelecer resultados estatisticamente válidos. Este enfoque levou-o a formular a teoria psicológica do estímulo-resposta: todas as formas de comportamento podem ser analisadas como cadeias de respostas simples que podem ser observadas e medidas. Até 1950, B.F.Skinner baseou suas teorias em experiências de laboratório e não em observações introspectivas. Contudo, seu enfoque era mais radical e diferenciava-se de Watson no que dizia respeito aos fenômenos internos, como os sentimentos, que não deveriam ser elementos de estudo.

Desde então, os psicólogos behavioristas se preocuparam em compreender como aparecem e se mantêm as diferentes formas de comportamento: as interações, as mudanças ou as condições que prevalecem sobre a conduta. O behaviorismo atual introduziu o emprego do método experimental para o estudo de casos individuais e demonstrou que estes princípios são úteis para resolver problemas práticos em diversas áreas da psicologia aplicada.
Crítica e defesa do Behaviorismo
Os críticos dizem que o behaviorismo simplifica demasiado o comportamento humano e que vê o ser humano como um autômato ao invés de uma criatura com vontade e metas.Independente do que os críticos dizem, a abordagem comportamentalista exerceu uma forte influência na Psicologia aplicada, principalmente nos Estados Unidos levando ao estudo de problemas reais relativos a comportamento. E uma vez que aprendizagem é uma forma de mudança de comportamento, o procedimento de modificação de comportamento desenvolvido pelos comportamentalistas foi útil a muitos professores.                       

Glossário Behaviorismo

Atenção - é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles.
Behaviorismo- Estudo do comportamento, fundado tão-somente na observação e análise das reações visíveis do organismo aos estímulos exteriores e conseqüente rejeição do método introspectivo.

Controle- Ato de dirigir qualquer serviço, fiscalizando-o e orientando-o do modo mais conveniente.

Condicionamento- Processo pelo qual uma resposta definitiva vem a ser provocado por um estímulo, objeto ou situação, diversa da resposta natural ou original

Comportamento - Em sentido restrito, designação genérica de cada modo de reação em face de um estímulo presente; em sentido amplo, qualquer atividade, fato ou experiência mental, passível de observação direta ou indireta.

Controle- Ato de dirigir qualquer serviço, fiscalizando-o e orientando-o do modo mais conveniente.

Decisão - “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”. Chiavenato (1997) p. 710

Descriminação - Ato ou efeito de descriminar.

Distinção- Ato ou efeito de distinguir. Percepção da diferença entre pessoas ou coisas.

Emoção - Complexo estado moral que envolve modificações da respiração, circulação e secreções, bem como repercussões mentais de excitação ou depressão; nas emoções intensas as funções intelectuais deperecem ou se desorganizam.

Estímulo - Aquilo que estimula. Qualquer coisa que torna mais ativa a mente, ou incita à atividade ou a um aumento de atividade.

Esquiva - Ato ou efeito de esquivar.

Extinção - Ação ou efeito de extinguir; apagamento. Destruição, fim.

Generalização - Ato ou efeito de generalizar. Extensão de um princípio ou de um conceito a todos os casos a que pode aplicar-se.

Limitação - Ato ou efeito de limitar ou de limitar-se. Restrição, redução.

Motivação - Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento.

Metodológico - Que diz respeito à metodologia.

Operante - Que opera; próprio para operar.

Percepção - é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas.

Personalidade - Conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém.

Punição -Ato ou efeito de punir; pena, castigo.

Reforço - Ação ou efeito de reforçar. Auxílio.

Respondente - Pessoa que depõe, sendo inquirida por artigos.

Sentimento - Ação ou efeito de sentir. Faculdade ou capacidade de sentir, de receber impressões mentais.                             
                                        Fonte: http://www.eps.ufsc.br/disserta97/longen/cap3.htm. Texto “O BEHAVIORISMO” (discutido em sala)
BOCK, Ana; FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria. Psicologias. Uma introdução ao estudo de  Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1992. http://penta2.ufrgs.br/edu/cai/behaensi2.html


Enfim, há muitas críticas de estudiosos contra essa teoria, umas das criticas Noam Chomsky alega que esta teoria não é suficiente para explicar fenômenos da linguagem e da aprendizagem, levam o Behaviorismo a perder espaço entre as teorias psicológicas dominantes.

Claro que como todas as teorias ele não esta totalmente correto em certos pontos, mas
 eu particularmente acho uma teoria muito interessante.

Assista esse vídeo para entender melhor essa Teoria:
Filme de 8 minutos e pouco.
CUIDADO 
Pois perto do  FINAL, ELE DA UM SUSTO

nos 07:47 minutos 
(mais ou menos para explicar que o susto é um reflexo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário